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Resolução Nº 4, de 30 de março de 2016
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Aprova o Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (PETIC) do Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Norte e dá outras providências.
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DJe
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Resolução Nº 4, de 30 de março de 2016

Edição disponibilizada em 30/03/2016 DJe Ano 10 - Edição 2019

RESOLUÇÃO Nº 04/2016-TJ, DE 30 DE MARÇO DE 2016 Aprova o Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (PETIC) do Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Norte e dá outras providências.

O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RIO GRANDE DO NORTE, no uso de sua competência definida no art. 98, inciso I, alínea a, da Constituição da República, e tendo em vista o que foi deliberado da Sessão Plenária desta data,

CONSIDERANDO o disposto na Resolução Nº 211, de 15 de dezembro de 2015, do

Conselho Nacional de Justiça, que instituiu a Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD);

CONSIDERANDO o disposto na Resolução Nº 04/2015-TJ, de 25 de março de 2015,

que dispõe sobre o Planejamento Estratégico do Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Norte para o período de 2015 a 2020;

RESOLVE: Art. 1º Fica aprovado o Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e

Comunicação do Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Norte (PETIC-PJRN), para o período de 2016 a 2020, nos termos do anexo I da presente Resolução.

Parágrafo único. Como desdobramento do PETIC-PJRN, também fica aprovado o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) com as ações a serem desenvolvidas para que as estratégias institucionais do órgão e nacionais do Judiciário sejam alcançadas, nos termos do anexo II da presente Resolução.

Art. 2º A execução do planejamento estratégico deverá ser acompanhada, avaliada e

ajustada de forma a garantir o alcance dos resultados. Art. 3º Caberá à Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, com apoio

do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação (CGTIC) e da Secretaria de Gestão Estratégica, o acompanhamento da implantação do PETIC-PJRN 2016-2020, através da medição periódica dos indicadores.

Art. 4º A revisão do PETIC-PJRN 2016-2020 será realizada bianualmente ou quando necessário.

Art. 5º Esta Resolução entrará em vigor no dia da sua publicação.

Sala das Sessões do Tribunal Pleno “Desembargador João Vicente da Costa”, em Natal, 30 de março de 2016.

DES. AMÍLCAR MAIA

PRESIDENTE EM EXERCÍCIO

DES. AMAURY MOURA SOBRINHO

JUIZ LUIZ ALBERTO CONVOCADO

DES. JOÃO REBOUÇAS

JUÍZA BERENICE CAPUXÚ CONVOCADA

DES. DILERMANDO MOTA

JUÍZA SANDRA ELALI CONVOCADA

DES.ª MARIA ZENEIDE BEZERRA

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DES. IBANEZ MONTEIRO

DES. GLAUBER RÊGO

DES. GILSON BARBOSA

JUIZ ROBERTO GUEDES CONVOCADO

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TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Planejamento Estratégico de TIC do

Poder Judiciário do Estado do Rio

Grande do Norte

2016 – 2020

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DES. CLAUDIO SANTOS PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA

COMPOSIÇÃO

TRIBUNAL PLENO

DES. AMAURY MOURA SOBRINHO DES. AMÍLCAR MAIA

DESª. JUDITE NUNES DES. DILERMANDO MOTA

DES. CLÁUDIO SANTOS DES. VIRGÍLIO MACÊDO

DES. EXPEDITO FERREIRA DESª. MARIA ZENEIDE BEZERRA

DES. JOÃO REBOUÇAS DES. GLAUBER RÊGO

DES. VIVALDO PINHEIRO DES. GILSON BARBOSA

DES. EXPEDITO FERREIRA

DES. SARAIVA SOBRINHO

DES. CORNÉLIO ALVES

FERNANDO DE ARAÚJO JALES COSTA SECRETÁRIO GERAL

GERÂNIO GOMES DA SILVA SECRETÁRIO DE TIC

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Edição disponibilizada em 30/03/2016 DJe Ano 10 - Edição 2019

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE TIC DO PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE Missão: Prover ao Poder Judiciário do Rio Grande do Norte um ambiente tecnológico de alta disponibilidade e de alto rendimento operacional, suportando as atividades institucionais que visam realizar justiça.

Visão: Ser modelo de referência, dentre os tribunais de pequeno porte, de modernidade e eficiência na gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação.

Atributos de Valor para a Sociedade: • Conformidade • Responsabilidade Social e Ambiental • Transparência • Eficiência • Comprometimento •

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Tema:

Desenvolvimento de Sistemas

Objetivo Estratégico:

Possuir metodologia formal de desenvolvimento e de sustentação de software.

Descrição do Objetivo:

Propiciar documentação, metodologia para desenvolvimento, aferição e estimativa de prazos para entrega de sistemas de informação, bem como regulamentar o desenvolvimento de sistemas por terceiros, quando for o caso.

Indicadores e Metas

INDICADOR 11: Tempo de atendimento às solicitações dos usuários META SIM em 2020 (OE-6 da ENTIC-JUD).

Linhas de Atuação

ï‚· Criar manuais e documentação dos sistemas;

ï‚· Definir padrão de desenvolvimento, baseado em alguma boa prática do mercado (referências MPS-BR ou CMMI).

Ações Sugeridas

ï‚· Estudar e definir melhores metodologias;

ï‚· Promover a capacitação da equipe.

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Tema:

Desenvolvimento de Sistemas

Objetivo Estratégico:

Possuir metodologia formal de desenvolvimento e de sustentação de software.

Descrição do Objetivo:

Propiciar adequação ao modelo nacional de interoperabilidade.

Indicadores e Metas

INDICADOR 12: Percentual de sistemas judiciais aderentes ao Modelo Nacional de Interoperabilidade (MNI) (OE-7 ENTIC) ((Total de sistemas judiciais aderentes ao MNI / Total de sistemas judiciais)x100). META 80% em 2020.

Linhas de Atuação

ï‚· Estudo dos padrões de interoperabilidade;

Ações Sugeridas

ï‚· Implementação das rotinas de interoperabilidade, conforme MNI;

ï‚· Atender ao padrão de documentação de sistemas e serviços preconizados pelo CNJ;

ï‚· Fomentar, difundir e valorizar práticas inovadoras e criativas para a documentação

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Tema:

Gestão de Pessoas

Objetivo Estratégico:

Desenvolver competências gerenciais.

Descrição do Objetivo:

Capacitar continuamente os gestores de TIC do TJRN nas áreas de Governança, Estratégia, Gerenciamento de serviços, processos e projetos de TIC, atendendo ao que pede a Resolução CNJ-211/2015.

Indicadores e Metas:

INDICADOR 6: Cumprimento do plano de capacitação dos servidores de TIC (OE-1 ENTIC) META: 100% até dez/2020

Linhas de Atuação:

ï‚· Gestão e execução da estratégia de TIC;

ï‚· Gestão de processos de infraestrutura e serviços de TI;

ï‚· Gestão de projetos;

ï‚· Gestão de riscos;

ï‚· Gestão de Segurança da Informação;

ï‚· Metodologias de desenvolvimento de Sistemas de TI;

ï‚· Utilização de EAD;

Ações Sugeridas:

ï‚· Efetuar diagnóstico de maturidade da gestão de TIC;

ï‚· Capacitar magistrados e servidores em gestão e execução da estratégia, gestão de processos de infraestrutura e serviços de TI;

ï‚· Capacitar servidores na alimentação dos sistemas processuais, para que reflitam com exatidão o andamento do processo;

ï‚· Promover cursos de capacitação em atendimento ao público;

ï‚· Capacitar em gestão por competências, de modo a incentivar o melhor aproveitamento das habilidades;

ï‚· Fomentar o uso dos instrumentos de educação à distância para formação de gestores de TIC;

ï‚· Capacitar os gestores de TIC para o uso de ferramentas e técnicas de auxílio à Gestão de TIC;

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Tema:

Infraestrutura e Tecnologia

Objetivo Estratégico:

Garantir a disponibilidade de sistemas de TIC essenciais ao Judiciário

Descrição do Objetivo:

Estruturar a tecnologia da informação e o seu gerenciamento de forma a garantir o desenvolvimento, aperfeiçoamento e a disponibilidade dos sistemas essenciais à execução da estratégia.

Indicadores e Metas:

INDICADOR 7: Atendimento dos requisitos mínimos de segurança do Datacenter (OE-2 ENTIC) META: 100% até dez/2020 INDICADOR 8: Possuir processo formal de Gestão de Riscos (OE-8 ENTIC) META: 100% até dez/2020 INDICADOR 9: Índice de disponibilidade dos serviços de TIC META: 95% até dez/2020

Linhas de Atuação:

ï‚· Gestão e execução da estratégia de TIC;

ï‚· Gestão de processos de infraestrutura e serviços de TI;

ï‚· Gestão de projetos;

ï‚· Gestão de Segurança da Informação;

ï‚· Melhoria contínua do gerenciamento de disponibilidade;

ï‚· Planejamento da continuidade do negócio;

ï‚· Plano de recuperação de desastres.

Ações Sugeridas:

ï‚· Implantar e garantir a operacionalização de serviços e Infraestrutura de TIC;

ï‚· Implantar e garantir a Segurança da informação;

ï‚· Padronização de processos e ativos de TIC do PJRN;

ï‚· Revisão e adequação de contratos de fornecedores;

ï‚· Gerenciamento de capacidade de serviços de TIC;

ï‚· Gerenciamento dos acordos de níveis de serviços.

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Tema:

Orçamento

Objetivo Estratégico:

Garantir a gestão e execução dos recursos orçamentários de TIC.

Descrição do Objetivo:

Promover ações orçamentárias visando assegurar a disponibilização dos recursos orçamentários necessários para a execução dos projetos estratégicos, de acordo com os cronogramas estabelecidos para cada iniciativa.

Indicadores e Metas:

INDICADOR 10: Percentual de Execução do plano orçamentário do exercício (OE-3 ENTIC), ((Montante financeiro executado / Orçamento total) x 100) META: 100% até dez/2020

INDICADOR 11: Percentual de Execução do plano de aquisições do exercício (OE-5 ENTIC), ((Total de aquisições realizadas / Total de aquisições previstas) x 100) META: 100% até dez/2020

Linhas de Atuação:

ï‚· Orçamento para a Execução da Estratégia de TIC.

Ações Sugeridas:

ï‚· Alinhar o planejamento orçamentário de TIC aos objetivos estratégicos;

ï‚· Otimizar a execução orçamentária de TIC;

ï‚· Sistematizar o acompanhamento da execução orçamentária de TIC.

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Tema:

Eficiência Operacional

Objetivo Estratégico:

Garantir a satisfação do cliente de TIC.

Descrição do Objetivo:

Propiciar os produtos e serviços esperados aos clientes de TIC dentro dos prazos estipulados com os meios disponíveis.

Indicadores e Metas

INDICADOR 1: Tempo de Resolução de Chamados dentro do prazo estabelecido em ANS ((Qtd de Chamados atendidos dentro no prazo do ANS / Qtd de Total de Chamados registrados) x 100) META: 79% dos incidentes atendidos dentro do prazo do ANS até 2020.

Linhas de Atuação

ï‚· Taxa de disponibilidade dos serviços de TIC

ï‚· Modernizar a infraestrutura de tecnologia

ï‚· Implementar o modelo de central de atendimento que forneça as medições necessárias.

ï‚· Criar manuais eletrônicos para os sistemas

Ações Sugeridas

ï‚· Promover a capacitação da equipe;

ï‚· Adquirir e ou desenvolver sistema de Service Desk conforme ITIL;

ï‚· Promover campanhas de conscientização dos usuários quanto à melhoria de processos de gestão de serviços de TIC

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Tema:

Responsabilidade Social, melhoria dos serviços oferecidos à população

Objetivo Estratégico:

Promover a cidadania, permitindo que os sistemas e serviços estejam disponíveis a todos os cidadãos.

Descrição do Objetivo:

Promover o desenvolvimento e a inclusão social, por meio de ações que contribuam para facilitar o acesso do cidadão ao Poder Judiciário Potiguar.

Indicador e Meta:

INDICADOR 2: Percentual de unidades utilizando o sistema PJe (INDICADOR PEI) ((Total de Unidades que utilizam o PJe / Quantidade total de unidades judiciárias) x 100) META: 100% até 2020.

Linhas de Atuação:

ï‚· Disponibilizar sistemas e serviços que ajudem o cidadão a desenvolver a consciência de seus direitos, deveres e valores;

ï‚· Criar e disponibilizar sistemas que possibilitem o maior controle e divulgação dos direitos e deveres na área da Infância e Juventude;

ï‚· Criar e disponibilizar sistemas que possibilitem o controle e o acompanhamento da Reinserção social de egressos.

Ações Sugeridas

ï‚· Tornar disponíveis sistemas que possam suportar uma política de segurança pública com cidadania;

ï‚· Firmar parcerias com entidades públicas e privadas para educação e inserção social de menores infratores, menores carentes e vítimas da prostituição infantil;

ï‚· Utilizar o Cadastro Nacional de Adoção;

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Tema:

Alinhamento e Integração

Objetivo Estratégico:

Promover a interação e a troca de experiências de TIC entre o TJRN e os demais órgãos do Judiciário Nacional e Internacional.

Descrição do Objetivo:

Garantir que as unidades do Judiciário troquem experiências e expertises no segmento de TIC. Que possam desenvolver projetos de forma cooperativa, poupando tempo e recursos.

Indicador e Meta:

INDICADOR 3: Cumprimento do Plano de Trabalho ENTIC_JUD META:100% até 2020 INDICADOR 4: Nível de Maturidade da TI, de acordo com o COBIT 5 (IGovTI) (OE-4 ENTIC) META: Nível Aprimorado até 2020.

Linhas de Atuação:

ï‚· Difusão de conhecimentos e expertises;

ï‚· Continuidade dos processos administrativos;

ï‚· Gestão democrática e participativa;

ï‚· Criar parcerias para desenvolvimento e utilização de sistemas de TIC.

Ações Sugeridas

ï‚· Desenvolver planejamento estratégico de TIC plurianual alinhado à estratégia do

Poder Judiciário Potiguar e às diretrizes Nacionais estabelecidas pelo CNJ;

ï‚· Aprovar o planejamento de TIC no Tribunal Pleno do TJRN;

ï‚· Estabelecer indicadores desafiadores de curto, médio e longo prazo e respectivas metas para mensuração do seu alcance;

ï‚· Assegurar a participação dos magistrados e servidores na concepção e execução do planejamento;

ï‚· Estruturar a unidade administrativa responsável pela gestão estratégica (Resolução CNJ-211/2015);

ï‚· Implantar escritório e metodologia de gerenciamento de projetos em conformidade com as melhores práticas do mercado;

ï‚· Estabelecer portfólio de projetos e metodologia para aceitação e priorização dos mesmos;

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Tema:

Atuação Institucional

Objetivo Estratégico:

Aprimorar a comunicação com públicos externos e internos.

Descrição do Objetivo:

Disponibilizar as informações processuais e administrativas de forma clara e objetiva facilitando o acesso e o entendimento das mensagens.

Indicadores e Metas:

INDICADOR 5 Índice de satisfação dos usuários internos e externos (OE-9 ENTIC) ((Total de clientes com índice de satisfação do atendimento em bom ou ótimo / total de clientes atendidos))x 100 - (Níveis de atendimento: Sofrível, Ruim, Bom e Ótimo) META: Assegurar que 85% dos clientes estejam satisfeitos (bom ou ótimo) até 2020..

Linhas de Atuação:

ï‚· Melhoria dos tempos de atendimento de solicitações;

ï‚· Proatividade;

ï‚· Solução coletiva de demandas como forma de atingir o maior público possível;

ï‚· Estabelecer e disponibilizar sistemas e serviços para efetivar a Comunicação eletrônica (art. 7o da Lei no 11.419/2006 e Res. 185/2015-CNJ).

Ações Sugeridas

ï‚· Melhorias na central de serviços;

ï‚· Melhoria dos padrões de qualidade da entrega de Serviços de TIC;

ï‚· Celebrar parcerias e convênios com entidades públicas e privadas para viabilizar projetos de TIC que beneficiem os públicos interno e externo;

ï‚· Firmar parcerias e convênios para implementar projetos de interesse comum, inclusive mecanismos que viabilizem a comunicação eletrônica entre o Poder Judiciário e os outros Poderes, setores e instituições.

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Tema:

Gestão Integrada

Objetivo Estratégico:

Prover a integração dos sistemas administrativos

Descrição do Objetivo:

Integrar os sistemas administrativos de forma a tornar mais eficiente à tomada de decisões por parte da alta Administração.

Indicadores e Metas:

INDICADOR 14: Índice de sistemas administrativos estratégicos integrados no ERP (INDICADOR DO PEI) ((Total de sistemas administrativos integrados / total de sistemas administrativos) x 100) META: 90% até 2020.

Linhas de Atuação:

ï‚· Interoperabilidade de sistemas administrativos;

ï‚· Melhoria dos processos internos;

ï‚· Eficiência operacional;

ï‚· Sistematizar o apoio à decisão.

Ações Sugeridas:

ï‚· Alocação de time de desenvolvimento para análise do projeto de integração dos sistemas;

ï‚· Utilização de fábrica de software para as etapas de programação e testes;

ï‚· Treinamento da equipe de suporte.

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Tema:

Segurança da Informação

Objetivo Estratégico:

Promover a segurança da informação

Descrição do Objetivo:

Prover os recursos materiais e tecnológicos (instalações, mobiliários, equipamentos e sistemas de Tecnologia da Informação e Comunicação) que permitam o bom desempenho das unidades do Judiciário.

Indicadores e Metas:

INDICADOR 15: Implantação de Comitê e Política de segurança alinhada à ENTIC META: Implantado em 2016 INDICADOR 16: Índice de ataques externos e internos impedidos META: 94% dos ataques resolvidos automaticamente pela infraestrutura até 2020

Linhas de Atuação:

ï‚· Suporte à Estratégia

ï‚· Segurança da Informação

Ações Sugeridas:

ï‚· Investir na estruturação das áreas de segurança de TIC;

ï‚· Priorizar sistemas de TIC diretamente relacionados aos projetos estratégicos;

ï‚· Desenvolver políticas de segurança da informação;

ï‚· Habilitar os magistrados e servidores na utilização da certificação digital;

ï‚· Implantar o Comitê de Segurança da informação.

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PROPOSTO

Tema Número INDICADOR 2016 2017 2018 2019 2020

Eficiência Operacional

I1

Tempo de Resolução de Chamados dentro do prazo estabelecido em ANS ((Qtd de Chamados

atendidos dentro no prazo do ANS / Qtd de Total de Chamados registrados) x 100)

75% 76% 77% 78% 79%

Responsabildiade Social, melhoria

dos servços oferecidos à população

I2

Percentual de unidades utilizando o sistema Pje (INDICADOR PEI) ((Total de Unidades que utilizam o Pje / Quantidade total de unidades

judiciárias) x 100)

40% 50% 75% 100% 100%

Alinhamento Estratégico e Integração

I3 Cumprimento do Plano de Trabalho ENTIC_JUD 70% 80% 90% 95% 100%

I4 Nível de Maturidade da TI, de acordo com o

COBIT 5 (IGovTI) (OE-4 ENTIC)

Inter- medi- ário

Inter- medi- ário

Inter- medi- ário

Aprimorado Aprimorado

Atuação Institucional

I5

Índice de satisfação dos usuários internos e externos (OE-9 ENTIC) ((Total de clientes com índice de satisfação do atendimento em bom ou ótimo / total de clientes atendidos))x 100 - (Níveis de atendimento: Sofrível, Ruim, Bom e

Ótimo)

70% 80% 80% 85% 85%

Gestão de pessoas I6 Cumprimento do plano de capacitação dos

servidores de TIC (OE-1 ENTIC) 70% 70% 80% 100% 100%

Infraestrutura e Tecnologia

I7 Atendimento dos requisitos mínimos de segurança do Datacenter (OE-2 ENTIC)

20% 30% 100% 100% 100%

I8 Possuir processo formal de Gestão de Riscos

(OE-8 ENTIC) 10% 20% 30% 40% 100%

I9 Índice de disponibilidade dos serviços de TIC 90% 90% 90% 95% 95%

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Orçamento

I10

Percentual de Execução do plano orçamentário do exercício (OE-3 ENTIC), ((Montante

financeiro executado / Orçamento total) x 100) 80% 80% 90% 90% 100%

I11

Percentual de Execução do plano de aquisições do exercício (OE-5 ENTIC), ((Total de aquisições

realizadas / Total de aquisições previstas) x 100)

80% 80% 90% 90% 100%

Desenvolvimento de Sistemas

I12 Possuir metodologia

formal de desenvolvimento e de sustentação de software (OE-6 ENTIC)

SIM SIM SIM SIM SIM

I13

Percentual de sistemas judiciais aderentes ao Modelo Nacional de Interoperabilidade (MNI)

(OE-7 ENTIC) ((Total de sistemas judiciais aderentes ao MNI / Total de sistemas

judiciais)x100)

80% 80% 80% 80% 80%

Gestão Integrada I14

Índice de sistemas administrativos estratégicos integrados no ERP (INDICADOR DO PEI) ((Total de sistemas administrativos integrados / total

de sistemas administrativos) x 100)

50% 60% 70% 80% 90%

Segurança da Informação

I15 Implantação de Comitê e Política de segurança

alinhada à ENTIC 100% 100% 100% 100% 100%

I16 Índice de ataques externos e internos,

impedidos 90% 91% 92% 93% 94%

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Plano Diretor de Tecnologia da Informação e

Comunicação - PDTIC 2016

NATAL / RN

[Março 2016 ]

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FICHA TÉCNICA

Presidente

Desembargador Claudio Santos

Secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação

Gerânio Gomes da Silva

Elaboração

Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação – SETIC

Departamento de Projetos e Sistemas – DPS

Departamento de Infraestrutura e Suporte - DIS

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SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO. ......................................................................................................................................................... 4

2. DIAGNÓSTICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. .................................................................... 6

2.1. INFRAESTRUTURA E SUPORTE .......................................................................................................................................... 6 2.2. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ............................................................................................................................................ 7 2.3. REDES DE VOZ E DADOS ................................................................................................................................................. 9 2.4. PESSOAL ..................................................................................................................................................................... 9 2.5. CONTRATOS VIGENTES 2016 ........................................................................................................................................ 10

3. ORIENTAÇÃO ESTRATÉGICA................................................................................................................................... 13

4. PROJETOS SETIC: DEPARTAMENTO DE INFRAESTRUTURA E SUPORTE (DIS) E PLANO DE AQUISIÇÕES ................... 16

5. OUTROS PROJETOS E AÇÕES EM ANDAMENTO - SETIC. ......................................................................................... 19

6. RISCOS E AMEAÇAS ............................................................................................................................................... 19

6.1. RISCOS E AMEAÇAS INTERNAS: ...................................................................................................................................... 19 6.2. RISCOS E AMEAÇAS EXTERNAS: ...................................................................................................................................... 19

7. INDICADORES E METAS ......................................................................................................................................... 22

8. PAINEL GERAL DE PROJETOS ................................................................................................................................. 25

8.1. RELAÇÃO ENTRE INDICADORES E PROJETOS: ..................................................................................................................... 25

9. CONCLUSÕES E CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................................................... 28

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1. INTRODUÇÃO.

Este plano diretor visa detalhar as ações necessárias à execução das

principais ações na área de Tecnologia da Informação e Comunicação deste Órgão,

alinhadas com o Planejamento Estratégico Institucional - PEI do Poder Judiciário do Rio

Grande do Norte, realizado pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação –

SETIC, para o exercício 2016.

O Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação – PDTIC objetiva

apresentar atualização do diagnóstico situacional da Tecnologia da Informação e

Comunicação de âmbito estadual, além dos planos de ações, de forma que as aquisições

previstas no Plano de Aquisições de Soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação

– STIC, referente às contratações previstas para o exercício 2016, tenha alinhamento com

as áreas de negócio da instituição.

A elaboração deste plano, além de aperfeiçoar a sistemática atual de operação

da SETIC/TJRN, atende, dentre outras legislações, à Resolução 182/2013-CNJ, no tocante

ao Art. 1º, inciso XX, que explicita que o PDTIC é: “instrumento de diagnóstico,

planejamento e gestão de pessoas, de processos e da Tecnologia da Informação e

Comunicação de um órgão em um período determinado” e atende à Resolução 211/2015-

CNJ no tocante ao Art. 6º, Seção I, do Capítulo III, que trata de “Elaborar e manter o Plano

Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (PETIC) e o Plano Diretor de

Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC)”.

A metodologia de desenvolvimento deste PDTIC estará baseada em:

a) Análise documental na Divisão de Patrimônio e SETIC;

b) Levantamento, em campo, de dados através de entrevistas com gestores de

TIC e de outras áreas, analistas e técnicos;

c) Coleta e Tabulação em planilha eletrônica de dados em servidores de

aplicação e no sistema ITCM (sistema de gerência de inventário de ativos de informática);

O PDTIC está estruturado em quatro (04) blocos de informações dispostos da

seguinte forma:

• Marco situacional da TIC, com apresentação do diagnóstico geral da TIC no PJRN – (Item

2);

• Apresentação dos projetos de infraestrutura, suporte de TIC e sistemas desenvolvidos

previstos para o ano de 2016, incluídos no Plano de Aquisições; e outras ações

coordenadas pela SETIC – (itens 3, 4, 5 e 6);

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• Análises estratégicas de oportunidades, forças, riscos e ameaças e efeitos destas sobre os

projetos de responsabilidade da SETIC - (itens 7 e 8);

• Apresentação de indicadores, metas e considerações finais que permitirão melhor gestão,

acompanhamento e atingimento dos objetivos estratégicos do PJRN – (itens 9, 10 e 11).

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2. DIAGNÓSTICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E

COMUNICAÇÃO.

O diagnóstico de Tecnologia da Informação e Comunicação tem por objetivo

apresentar a situação de momento da Tecnologia da Informação e Comunicação, apresentada na

forma de quatro pilares:

Figura 01 – Pilares da TIC no PJRN

2.1. Infraestrutura e Suporte

Diz respeito ao parque computacional instalado incluindo todos os Microcomputadores,

Servidores, Impressoras e Scanners do PJRN, bem como rápido detalhamento do serviço de

suporte a usuários em todos os níveis que a SETIC provê:

O parque computacional instalado do PJRN é composto atualmente por:

Quadro 01 - Equipamentos de Informática EQUIPAMENTOS QUANTIDADE

Microcomputadores em operação 3.346

Notebooks 535

Servidores de Rede 25

Impressoras 1.200

Scanners 487

• Microcomputadores e Notebooks: O Projeto de Modernização do Parque Tecnológico,

prevê a troca e o upgrade (atualização) de microcomputadores, de forma a atender os

requisitos mínimos (processador superior a 1,7 GHz e Memória RAM mínima de 1 GB.

Para o ano de 2016 está planejada a aquisição de cerca de 600 novos computadores,

através de licitação.

• Servidores/Storages: Com relação à infraestrutura de datacenter, esta é a distribuição

atual:

Infraestrutura e Suporte

Sistemas de Informação

Redes de Voz e Dados

Pessoal Contratos Vigentes

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Equipamento Quantidade Características

Técnicas Tipo de

Aquisição

Servidor de Rede HP Proliant DL560 Gen9 08

4 Processadores com 8 cores cada/ 512 Gb RAM Doação CNJ

Servidor de Rede Dell R900 08

4 Processadores com 6 cores cada/ 128 Gb RAM Doação CNJ

Servidor de Rede Dell R710 04

2 Processadores com 4 cores cada/ 96 Gb RAM Doação CNJ

Storage Hitachi AMS2500 01 21 Tb de capacidade bruta Doação CNJ

Storage Huawei 5600 V3 01 84 Tb de capacidade bruta Doação CNJ

Servidor de Rede Dell R920 06

4 Processadores com 15 cores cada/ 396 Gb RAM Licitação

Storage IBM XIV 02 87 Tb de capacidade bruta Licitação

Está em andamento o projeto para ampliação do datacenter que prevê o aumento da estrutura física, além do acréscimo da capacidade dos servidores e discos de armazenamento de dados, através de dois processos de aquisição. O primeiro para aquisição de servidores. Este está em fase mais adiantada. Já o segundo para aquisição de storages (equipamentos para armazenamento). Cabe observar ainda que existem oitenta (80) servidores de borda, que estão inseridos na estatística de desktops, por serem desktops que fazem o papel de um servidor de borda da rede WAN do PJRN.

• Impressoras: O parque atual de impressoras é composto por aproximadamente 70% de máquinas próprias (40% dessas estão cobertas por garantia de fábrica) e 30% provenientes do contrato de outsourcing de impressão, firmado com a empresa Natal Computer.

• Scanners: Para o ano de 2016, não estão previstas distribuições de scanners, sendo necessária a abertura de processo de licitação para aquisição destes equipamentos.

2.2. Sistemas de Informação

Diz respeito aos programas de computador utilizados pelo PJRN, desenvolvidos ou

não pela equipe de desenvolvimento de softwares da SETIC:

Os sistemas de informação estão divididos em três (03) áreas:

• Sistemas Operacionais e ferramentas de Office: Dentre eles são utilizados os Sistemas

Operacionais Windows XP, Windows 7, Windows 8, Windows Server 2008, Windows

Server 2003, centOS, Linux Debian 6, Linux Debian 7 e Linux Ubuntu 13. Já as

ferramentas de Office são: o Microsoft Office Professional e Standard 2010 e o Libre Office

4.0;

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Quadro 02 - Licenças de Softwares LICENÇAS DISPONÍVEIS MICROSOFT

TIPO VERSÃO QTD TOTAL INSTALADO

Office Professional 2010 50 33*

Office Standard 2010 450 421* Windows Server - Device CAL 2012 4000 2878

Windows Server - Standard 2012 260 154 * Em processo de atualização das estações e das versões de acordo com o

planejamento feito pela SETIC e aprovado pela Secretaria Geral no início de 2015.

• Sistemas Judiciários: Os três principais sistemas judiciários para a atividade fim do PJRN

são o Projudi, SAJ e PJe.

o O Projudi (Sistema de Processo Eletrônico Judicial das unidades dos juizados

especiais cíveis, gerenciado pelo CNJ) está em processo final de descontinuação,

sendo apenas realizada a sua sustentação.

o O SAJ (sistema de automação do judiciário) sistema desenvolvido por terceiros,

não possui mais contrato de suporte e evolução técnica e é mantido atualmente

pela equipe própria da Setic;

o O PJe (Processo Judicial Eletrônico) é o Sistema adotado pelo CNJ para

implantação em todo o Judiciário Brasileiro, inclusive TJRN. Atualmente, está em

processo implantação seguindo cronograma de implantação em todo o Judiciário

do RN, com previsão de testes e homologação para o segundo grau no ano de

2016 (Dezembro). Este sistema conta com equipe de apoio exclusiva da SETIC

para atendimento e implantação.

• Sistemas administrativos: O PJRN conta com, cerca de, sessenta (60) sistemas

desenvolvidos por equipe própria, cedidos de outros órgãos ou terceirizados para

realização das suas atividades administrativas.

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2.3. Redes de Voz e Dados

Diz respeito à infraestrutura de conectividade de voz e dados utilizada pelo PJRN em

termos de telefonia fixa, telefonia móvel, conexões de rede entre as diversas unidades

jurisdicionais e administrativas, além das conexões com a Internet:

A conectividade de voz no PJRN é serviço prestado pela operadora OI que atende

através do fornecimento de:

• Link de voz 2x30 = 60 canais Sede do TJ e Fórum Miguel Seabra Fagundes;

• Link de voz 2x30 = 60 canais Juizado Especial Cível e Criminal e Fórum de Mossoró;

• Terminais Voice-Net 479 unidades;

• Ramais NRES 34 unidades – Telefones não residenciais que não ligam a 4 dígitos;

• Ramais Móveis 217 unidades;

• A central telefônica é própria com manutenção contratada junto à empresa Conectron;

O Serviço de dados é dividido em dois tipos: a conectividade entre as unidades do

PJRN, fornecida pela Empresa Terceirizada (CINTE Ltda.), através de 91 links, sendo (82 de 3

Mbps, 5 de 4 Mbps, 3 de 8Mbps e 1 de 16 Mbps). Além destes possui 01 saída internet de 50

Mbps;

2.4. Pessoal

Diz respeito à equipe de profissionais (efetivos, comissionados e terceirizados) que

compõe a SETIC.

No que concerne aos serviços prestados por empresas terceirizadas, a exemplo dos

contratos de Central de Serviços e Fábrica de Software, não é possível informar com precisão o

número de colaboradores que prestam serviço ao PJRN, pois esse número tende a ser flutuante,

já que os contratos não seguem o modelo de contratação por posto de trabalho, mas sim a

contratação do serviço em si.

Quanto a sua estrutura organizacional, atualmente a SETIC dispõe de um quadro de trinta

e oito (38) profissionais atuando nas diversas áreas da TIC, dispostos da seguinte forma:

Quadro 03 - Profissionais de TIC Profissional Quantidade

Servidor apenas efetivo 11

Servidor efetivo e comissionado 07

Servidor comissionado 16

Servidor Cedido 03

Estagiário 1

TOTAL 38

A estrutura organizacional publicada pela Resolução TJ 050/2013:

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Figura 02 – Visão da Estrutura Organizacional

A estrutura organizacional apresenta hierarquicamente a SETIC em dois (02)

departamentos:

1. Departamento de Projetos e Sistemas;

2. Departamento de Infraestrutura e Suporte.

Embora existam divisões e seções abaixo de cada um desses departamentos, que

está composto por servidores do PJRN, é importante destacar, para o desenvolvimento deste

PDTIC, a existência de três (03) unidades de atendimento, estruturadas a partir de contratos:

1. Central de serviços de Atendimentos de 1º, 2º e 3º nível de TIC;

2. Núcleo de Atendimento aos Sistemas Judiciais – Atendimentos ao PJe, Projudi e SAJ

para servidores e advogados – Composto por integrantes da empresa Lanlink e servidores

do PJRN

3. Fábrica de Software – Desenvolvimento sob demanda, através da Gestão e análise do

Departamento de Projetos e Sistemas, contrato atualmente com a Empresa Indra Politec;

2.5. Contratos Vigentes 2016

Diz respeito aos contratos vigentes, que representam muitos dos serviços prestados pela

área de TIC ao PJRN.

Abaixo quadro com a relação de contratos em vigor e seus respectivos valores.

SETIC

Dep. de Infraestrutura e

Suporte (DIS)

Div. de Infraestrutura e Tecnologia

Seção de Infraestrutura e

Segurança

Setor de Conectividade

Subseção de Apoio

Operacional

Setor de Infraestrutura

Setor de Infraestrutura de Sistemas

Judiciais

Div. de Suporte e Manutenção

Setor de Suporte

Subseção de Apoio aos Sistemas Judiciais

Seção de Serviços de Manutenção

Dep. de Projetos e Sistemas - (DPS)

Div. de Desenvolvimen to de Sistemas

Setor de Projetos de Desenvolvimento de

Sistemas Administrativos

Seção de Desenvolvimento e Manutenção do PJe

Setor de Analise e Desenvolvimento

de Fluxos Processuais

Setor de Desenvolviment

o e Parametrização

de Sistemas Judiciais

Subseção de Validação

do PJE

Chefia de Gabinete

Coordenadoria de Apoio à Área de

Tecnologia

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Quadro 04 - Contratos Vigentes 2016

CONTRATO SERVIÇO ENCERRAMENTO VALOR ANUAL

Contrato 50/2010 - Lanlink Informática

Central de Serviços de 1N, 2N e 3N. 01/08/2015 4.080.000,00

Contrato 87/2011 - Indra Politec Fábrica de software 06/12/2018 500.000,00

Contrato 71/2015 Natal Computer

Outsourcing de impressão

31/12/2017 800.000,00

Contrato 45/2011 - Cinte Telecom

Transmissão de dados 01/01/2016 3.000.000,00

Contrato 12/2012 - ACECO TI

Sala cofre (no datacenter) 01/04/2015 104.400,00

Contrato 19/2007 - Consórcio Telecom

Telefonia (voz e dados) 01/01/2016 1.463.000,00

Contrato 079/2009 - Thema Informática SETIC/DIS 01/01/2016 66.000,00

Contrato 09/2010 - Top Down SOF/SAD 01/01/2016 192.000,00

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Os contratos em vigor representam serviços executados por terceiros, os quais são

coordenados pela equipe da SETIC. Podem ser parte ou integralmente um projeto da SETIC e um

de seus departamentos.

O acompanhamento destes contratos, através dos indicadores definidos em cada um

deles, é feito pela Setic, por um fiscal técnico, tal e qual definido na Resolução CNJ 182/2013,

servindo como fonte de referência para futuros projetos e aquisições.

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3. ORIENTAÇÃO ESTRATÉGICA.

O Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação, para o corrente ano,

deve estar em total alinhamento com os dois outros documentos de planejamento da instituição, o

PEI (Planejamento Estratégico Institucional 2015-2020). Desta forma, dentro das estratégias

definidas pelo planejamento, alinhadas às diretrizes orçamentárias para o exercício de 2016, foi

definido o Plano de Aquisições de Tecnologia da Informação e Comunicação.

O Plano de Aquisições de TIC, além de atender ao que pedem as Resoluções do

CNJ-182/2013 e CNJ-211/2015, foi desenvolvido em conjunto com as unidades demandantes e a

Presidência do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, definindo quais os projetos que serão

prioritários para o ano de 2016, todas as aquisições visam atender aos objetivos estratégicos do

PEI-2015-2020.

A seguir, é apresentado quadro dos projetos, que irão nortear as ações deste PDTIC:

Quadro 05 - Quadro de Projetos e previsões de gasto

Projeto / Operação Unidade demandante Estimativa

de conclusão

Valor estimado anual total (R$)

Projeto de Ampliação do Datacenter Principal SETIC 31/12/2016

(5%) 892.231,00

Projeto de Modernização do Datacenter Principal

SETIC 31/12/2016 (50%)

663.000,00

Projeto de implantação de solução de videoconferência

Presidência 30/04/2016 (100%)

8.000,00

Projeto de Outsourcing de Impressão SETIC 31/03/2016

(100%) 800.000,00

Projeto de Ampliação dos sistemas de armazenamento de alto rendimento e backup

SETIC/DPS 31/12/2016 (50%)

2.000.000,00

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Projeto de Moderniza- ção do parque de microinformática (Notebooks, Computadores, Scanners, Monitores e Certificados Digitais)

SETIC/DIS 31/12/2016

(25%) 3.760.000,00

Projeto de Modernização dos controles de segurança

SETIC/DIS 31/12/2016 (20%)

300.000,00

Projeto do Novo Sistema de Transmissão de Dados

SETIC/DIS 31/12/2016 (20%)

3.300.000,00

Projeto de Implantação da Nova Central de Serviços de TIC

SETIC/DIS 31/12/2016 (100%)

6.000.000,00

Projeto de implantação do sistema PJe no Poder Judiciário

SETIC/DIS/DPS 31/12/2016 (40%)

0,00

Desenvolvimento e Implantação do sistema Gestão Integrada - GRH

SETIC/DPS 31/12/2016 (100%)

0,00

Desenvolvimento e Implantação do sistema Gestão Integrada - Módulo de Folha de Pagamento

SETIC/DPS 31/12/2016 (20%)

0,00

Projeto SIGPRE

SETIC/DPS 31/12/2016 (100%)

0,00

Projeto de ampliação do sistema de controle do Fundo de Desenvolvimento da Justiça (FDJ)

SETIC/DPS 31/12/2016 (20%)

0,00

Projeto de implantação do controle de ponto

SETIC/DPS 31/12/2016 (100%)

0,00

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Cada item desta relação de aquisições é um projeto ou operação da SETIC previsto

para o ano de 2016, desta forma, estes projetos serão destacados no presente PDTIC,

apresentando-se as ações que precisam ser executadas, objetivando cumprir todas etapas

previstas para este ano ou integralmente.

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4. PROJETOS SETIC:

Os projetos aqui apresentados têm como objetivo principal a sustentação de todas as

atividades suportadas pela SETIC, em especial a implantação do Sistema PJe, a seguir os

projetos listados na Matriz de Projetos Estratégicos do TJRN e também integrantes do Plano de

Aquisições, com suas respectivas descrições. Como anexo está disponibilizado o plano de

aquisições tal qual publicado:

Projeto Ações previstas para 2016 Alinhamento ao PEI e ao PETIC

Projeto de Ampliação do Datacenter Principal

1. Processo de licitação para contratação de empresa especializada para ampliação;

2. Renovação do contrato atual de manutenção a sala cofre.

• PEI/Recurso Estratégico: Aprimorar a infraestrutura e governança de TIC;

• PETIC/Tema: Infraestrutura e Tecnologia.

Projeto de Modernização do Datacenter Principal

3. Processo de aquisição de equipamentos de armazenamento de alto desempenho e backup;

4. Processo de aquisição de servidores.

• PEI/Recurso Estratégico: Aprimorar a infraestrutura e governança de TIC;

• PETIC/Tema: Infraestrutura e Tecnologia

Projeto de implantação de solução de videoconferência

5. Treinamento e repasse da tecnologia pelo fornecedor da solução;

6. Implantação nas varas criminais (Desktop e Estações móveis);

7. Implantação nas unidades administrativas (Desktop e Estações móveis).

• PEI/Atuação Institucional: Fortalecer a gestão da justiça criminal e de ações nas áreas da infância e juventude, violência doméstica e socioambiental;

• PEI/ Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC): Aprimorar a infraestrutura e governança de TIC

• PETIC/Tema: Infraestrutura e Tecnologia

Projeto de Outsourcing de Impressão

8. 1ª fase da Implantação das impressoras referentes ao novo contrato;

9. Atendimento de novas demandas, em uma 2ª fase de implantações;

10. Início das medições do SLA e rotina de avaliação por unidade implantada dos volumes de impressão;

11. Retirada de operação das impressora próprias fora de garantia.

• PEI/Recurso Estratégico: Aprimorar a infraestrutura e governança de TIC;

• PETIC/Tema: Aprimorar infraestrutura e Tecnologia;

• PETIC/Tema: Eficiência operacional.

Projeto de Ampliação dos sistemas de armazenamento de alto rendimento e backup

12. Processo de licitação para aquisição de equipamentos de armazenamento de alta performance;

13. Processo de licitação para aquisição de equipamentos de backup.

• PEI/Recurso Estratégico: Aprimorar a infraestrutura e governança de TIC;

• PETIC/Tema: Infraestrutura e Tecnologia.

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Projeto de Modernização do parque de microinformática (Notebooks, Computa- dores, Scanners, Monito- res e Certificados Digitais)

14. Processo de licitação para aquisição de computadores;

15. Processo de licitação para aquisição de Scanners;

16. Processo de licitação para aquisição de monitores extras, para uso em unidades judiciárias;

17. Aquisição, em ata própria de mais certificados digitais, para atendimento das demandas do ano de 2016.

• PEI/Recurso Estratégico: Aprimorar a infraestrutura e governança de TIC;

• PETIC/Tema: Infraestrutura e Tecnologia.

• PETIC/Tema: Eficiência operacional.

Projeto de Modernização dos controles de segurança

18. Processo licitatório para aquisição de Antispam e Antivírus.

• PEI/Recurso Estratégico: Aprimorar a infraestrutura e governança de TIC;

• PETIC/Tema: Infraestrutura e Tecnologia.

Projeto do Novo Sistema de Transmissão de Dados

19. Processo licitatório para aquisição de novo sistema de transmissão de dados, para o PJRN, incluindo fornecimento de internet.

• PEI/Recurso Estratégico: Aprimorar a infraestrutura e governança de TIC;

• PETIC/Tema: Infraestrutura e Tecnologia;

• PETIC/Tema: Eficiência operacional.

Projeto de Implantação da Nova Central de Serviços

20. Processo licitatório para aquisição de novo sistema de transmissão de dados, para o PJRN, incluindo fornecimento de internet.

• PEI/Recurso Estratégico: Aprimorar a infraestrutura e governança de TIC;

• PETIC/Tema: Infraestrutura e Tecnologia;

• PETIC/Tema: Eficiência operacional.

Projeto de implantação do sistema PJe no Poder Judiciário

21. Implantação no segundo grau para este ano.

• PEI/Recurso Estratégico: Aprimorar a infraestrutura e governança de TIC;

• PEI/Atuação Institucional:Fortalecer a gestão da justiça criminal e de ações nas áreas da infância e juventude, violência doméstica e socioambiental

• PETIC/Tema: Infraestrutura e Tecnologia;

• PETIC/Tema: Eficiência operacional.

Desenvolvimento e Implantação do sistema Gestão Integrada - GRH

22. Em desenvolvimento com previsão de finalização e entrega dentro do ano de 2016.

• PEI/Eficiência Operacional Administrativa: Proporcionar a celeridade e efetividade dos processos administrativos;

• PETIC/Tema Gestão Integrada;

• PETIC/Tema: Eficiência operacional.

Desenvolvimento e Implantação do sistema Gestão Integrada - Módulo de Folha de Pagamento

23. Depende da conclusão do sistema GRH, previsto para o ano de 2016, o seu início.

• PEI/Eficiência Operacional Administrativa: Proporcionar a celeridade e efetividade dos processos administrativos;

• PETIC/Tema Gestão Integrada;

• PETIC/Tema: Eficiência operacional.

Projeto SIGPRE

24. Demandas, para o ano de 2016 ainda não foram definidas pela área fim, mas com previsão para este ano.

• PEI/Eficiência Operacional Administrativa: Proporcionar a celeridade e efetividade dos processos administrativos;

• PETIC/Tema Gestão Integrada;

• PETIC/Tema: Eficiência

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operacional.

Projeto de ampliação do sistema de controle do Fundo de Desenvolvimento da Justiça (FDJ)

25. Em desenvolvimento, no momento aguardando definição da corregedoria sobre a necessidade do módulo tabelião.

• PEI/Eficiência Operacional Administrativa: Proporcionar a celeridade e efetividade dos processos administrativos;

• PETIC/Tema Gestão Integrada;

• PETIC/Tema: Eficiência operacional.

Projeto de implantação do controle de ponto

26. Concluir implantação, nos demais prédios do PJRN até 31/12/2016;

27. Integração com o GRH.

• PEI/Eficiência Operacional Administrativa: Proporcionar a celeridade e efetividade dos processos administrativos;

• PETIC/Tema Gestão Integrada;

• PETIC/Tema: Eficiência operacional.

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5. OUTROS PROJETOS E AÇÕES EM ANDAMENTO - SETIC.

A seguir são relacionadas ações que estão previstas ou em andamento de forma a

complementar os principais projetos estratégicos da SETIC, com vistas ao melhor atendimento

aos objetivos estratégicos institucionais:

6.1 – Implantação da Governança de TIC:

Em atendimento à Resolução CNJ 211/2015 e ao planejamento estratégico de TIC (PETIC

2016/2020), a SETIC está iniciando a implantação de processos que atendam às boas práticas de

governança de TIC, dentre elas:

• Levantamento no nível de maturidade da TIC, baseado no Cobit 5;

• Organização dos processos internos, atendendo às recomendações do framework Cobit 5.

6.2 – Desenvolvimento de sistema de estatística do Poder Judiciário (GPSJus):

Este sistema tem por objetivo consolidar as diversas bases de dados, através de uma

plataforma única para análise de dados (Business Intelligence), na ferramenta open source

Pentaho.

O sistema está sendo desenvolvido dentro da Divisão de Infraestrutura, com previsão de

entrega até 31/12/2016.

6. RISCOS E AMEAÇAS

Os riscos diagnosticados para a execução dos projetos estão apresentados abaixo,

divididos em internos e externos:

6.1. Riscos e Ameaças internas:

a) Tramitação dos processos administrativos internamente (burocracia);

b) Compliance com as normas em vigor, em especial às Resoluções do CNJ

182/2013 211/2015;

c) Mudança de Gestão do PJRN, dezembro de 2016;

d) Mudança de Gestores e servidores;

e) Aumento do volume de demanda de outros projetos e ações;

6.2. Riscos e ameaças externas:

a) Restrições orçamentárias;

b) Indisponibilidade da tecnologia ou serviço especificado no mercado;

c) Variações cambiais que impactam em aquisições de equipamentos de TIC;

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d) Mudanças de orientação estratégica do CNJ;

De forma a mitigar os riscos e ameaças diagnosticadas por este PDTIC, todos eles

foram classificados em termos do nível de risco oferecido aos projetos e ações propostas para

redução do risco ou ameaça, apresentados no quadro a seguir:

Quadro 06 - Lista de Riscos, Ameaças e Ações para Diminuição dos Efeitos Risco ou Ameaça

Nível

Ações para Diminuição do efeito

Tramitação dos processos administrativos internamente (burocracia);

Alto

Participação de servidores da SETIC em treinamentos de melhoria de processos, produção de termo de referência e pesquisa mercadológica.

Compliance com as normas em vigor, em especial a Resolução CNJ 182/2013 e

Resolução CNJ 211/2015; Médio

Estudo por todos os servidores da SETIC da Resoluções CNJ-182/2013 e CNJ-211/2015. Adequação dos documentos de planejamento das aquisições e cuidados na produção de termos de referência de forma a atender plenamente o que rege a norma.

Mudança de Gestão do PJRN; Médio

É um marco cronológico e os projetos previstos para o fim do ano de 2016 podem sofrer nova priorização em função da transição da gestão.

Mudança de Gestores e servidores Médio

As contratações foram baseadas em análise curricular e entrevistas, com participação e aprovação da Presidência, Secretário da SETIC e Diretores, de forma que respaldam tecnicamente essas contratações, diminuindo o caráter político das nomeações.

Aumento do volume de demanda de outros projetos e ações Alto

Priorização de projetos em função do PEJ e PETI. Reuniões constantes com a administração superior para apresentação de andamento dos projetos. Criação de indicadores para monitoramento do andamento dos projetos.

Restrições orçamentárias Alto

Reduções realizadas nos maiores e principais contratos, de forma a adequar os projetos de TIC à nova realidade orçamentária imposta ao TJRN. Redimensionamento das aquisições. Busca de um canal direto com o CNJ para obtenção de doações de equipamentos de TIC.

Indisponibilidade da tecnologia ou serviço especificado no mercado Baixo

Embora a área de TIC, seja muito dinâmica, as tecnologias e serviços utilizados hoje pelo PJRN estão baseadas em plataformas padronizadas e de uso por diversas instituições e todas as contratações apontam para cuidados com relação à continuidade dos serviços, desta forma preocupando-se com o que acontecerá nos meses e anos subsequentes à contratação ou aquisição.

Variações cambiais que impactam em aquisições de equipamentos de TIC Médio

O Brasil e em especial as aquisições de produtos de TIC estão muito suscetíveis à variações cambiais e por consequência impacto nos projetos e aquisições, desta forma deve haver atenção redobrada nas especificações, pesquisas mercadológicas e

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celeridade na aquisição afim de evitar estes impactos, utilização de recomendação do Controle Interno e da IN.07, para consulta.

Mudanças de orientação estratégica do CNJ Baixo

Por seguir orientações e regulamentações do Conselho Nacional de Justiça, algumas ações do PJRN podem ser sobrepostas por outras vindas do CNJ, desta forma o máximo de alinhamento entre o PEI com as orientações estratégicas do CNJ certamente irá diminuir os riscos de uma mudança sem causar impactos significativos.

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7. INDICADORES E METAS

Baseado nos projetos listados, alinhamento estratégico e análise de riscos e

ameaças apontados por este PDTIC, faz-se necessário definir os indicadores que serão

monitorados pela SETIC:

Os indicadores são:

(i) Tempo para aquisição: Medido em dias desde a constituição de comissão

para o planejamento da aquisição até a publicação do instrumento licitatório;

(ii) Percentual de chamados resolvidos dentro do prazo estipulado no

Acordo de Nível de Serviços: Medidos a partir do tempo de resposta e resolução de chamados

abertos para incidentes e problemas sem estouro do prazo previsto no ANS, é também um

indicador PETIC 2016-202 (Indicador I1);

(iii) Disponibilidade de Infraestrutura: Medido através da disponibilidade de

serviços, é também um indicador PETIC 2016-202 (Indicador I1), é subdividido em:

1. Disponibilidade de internet e conectividade;

2. Disponibilidade do Datacenter;

3. Disponibilidade de sistemas (por sua vez podem ser desdobrados em

cada um dos sistemas);

(iv) Quantidade de chamados resolvidos de sistemas judiciais:

desdobrados em:

1. PJe (Principal indicador alinhado com objetivo estratégico);

2. Projudi;

3. SAJ;

(v) Percentual de aderência das aquisições de TIC às resoluções CNJ -

182/2013 e CNJ 211/2015: Obtido através do cálculo percentual de projetos que já foram

adquiridos seguindo as orientações das normas;

(vi) Percentual de computadores compatíveis com o sistema PJe: Obtido

através de levantamento da configuração de equipamentos de microinformática com configuração

mínima exigida pelo PJe;

(vii) Percentual de cumprimento do plano de aquisições 2016: Deve ser

desdobrado nas etapas de cada projeto e obtido através da quantidade de etapas de projetos e

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também de forma macro com a conclusão de cada projeto, alinhado com o indicador OE-3 da

ENTIC-JUD Resolução CNJ 211/2015;

(viii) Percentual de conclusão dos Sistemas do DPS em 2016: Obtido a partir

da soma do percentual médio de conclusão do desenvolvimento dos projetos apresentados como

estratégicos para a SETIC;

Estes indicadores permitirão monitorar os projetos de forma a garantir que a atuação

sobre eles resulte no atingimento de 100 % das metas de entregas e qualidade dos serviços

prestados pela unidade.

A seguir, o Quadro 07 apresenta as metas estabelecidas para cada indicador:

Quadro 07 - Indicadores e Metas - SETIC

INDICADORES METAS

i - Tempo para aquisição (alinhado ao PEI – “Proporcionar a celeridade e efetividade dos processos administrativos”.

120 dias é o prazo previsto como máximo pelo CNJ para aquisições.

ii - Percentual de chamado resolvidos dentro do prazo estipulado no Acordo de Nível de Serviços (alinhado ao PETIC – “ Eficiência Operacional”)

90% Embora previsto em contrato com a prestadora de serviços o valor de 80% no ANS, há necessidade melhoria e busca de um melhor resultado operacional.

iii - Disponibilidade de Infraestrutura (alinhado ao PEI – “Aprimorar a infraestrutura e governança de TIC” e ao PETIC – “Infraestrutura e tecnologia”)

99% de disponibilidade.

iv - Quantidade de chamados resolvidos de sistemas judiciais (alinhado ao PEI – “Eficiência Operacional”)

95% de resolução.

v - Percentual de aderência das aquisições de TIC à Resolução CNJ -82/2013 e CNJ- 211/2015 (alinhado ao PEI – “Ampliar a governança judiciária e estimular ações inovadoras” e ao PETIC – “ Alinhamento estratégico e institucional”)

100% das aquisições até 31/12/2016.

vi - Percentual de computadores compatíveis com o sistema PJe (alinhado ao PEI – “Aprimorar a infraestrutura e governança de TIC” e ao PETIC – “Infraestrutura e tecnologia”)

100% dos computadores que irão utilizar o PJe nas unidades previstas para sua implantação em 2015.

vii - Percentual de cumprimento do plano de aquisições 2016 (alinhado ao PEI – “Ampliar a governança judiciária e estimular ações inovadoras” e ao PETIC – “ Alinhamento estratégico e institucional”)

100% de aquisições previstas realizadas

viii - Percentual de conclusão dos Sistemas do DPS em 2016 (alinhado ao PEI – “Proporcionar a celeridade e efetividade dos processos administrativos” e ao PETIC – “ Gestão Integrada”)

100% do cronograma previsto para 2016

As metas apresentadas no Quadro 07, para cada indicador, devem ser os

orientadores das atividades e ações promovidas pela SETIC, no dia a dia de suas operações em

2016.

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Os indicadores estão em alinhamento com o Planejamento Estratégico Institucional

(PEI) e o Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (PETIC), esta

forma o acompanhamento destes indicadores permitirá o alinhamento entre as estratégias

institucionais, as estratégicas de TIC da SETIC com as ações do plano diretor.

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8. PAINEL GERAL DE PROJETOS

8.1. Relação entre Indicadores e Projetos:

Para um melhor entendimento dos indicadores e suas metas faz-se necessário relacioná-

los com os projetos, facilitando o entendimento do efeito de cada um dos indicadores sobre a

execução do projeto:

Os indicadores estão relacionados: de i a vii, conforme relação do item 7 deste PDTIC:

Quadro 08 - Painel de Projetos e Indicadores

DEPARTAMENTO PROJETOS EM ANDAMENTO

% DE CONCLUSÃO

EM 2016 INDICADORES

GABINETE SETIC Implantação da

Governança de TIC 20%

v - Percentual de aderência das aquisições de TIC à Resolução CNJ - 82/2013 e CNJ-211/2015

DIVISÃO DE INFRAESTRUTURA -

DIS

Projeto de implantação de salas de

videoconferência nas varas criminais

50%

iii - Disponibilidade de Infraestrutura v - Percentual de aderência das aquisições de TIC à Resolução CNJ - 82/2013 e CNJ-211/2015

DIVISÃO DE INFRAESTRUTURA -

DIS

Modernização do Datacenter (Strorage)

50%

i - Tempo para aquisição iii - Disponibilidade de Infraestrutura v - Percentual de aderência das aquisições de TIC à Resolução CNJ -82/2013 e CNJ- 211/2015 vii - Percentual de cumprimento do plano de aquisições 2016

DIVISÃO DE INFRAESTRUTURA -

DIS

Modernização do Datacenter (Servidores)

100%

i - Tempo para aquisição iii - Disponibilidade de Infraestrutura v - Percentual de aderência das aquisições de TIC à Resolução CNJ - 82/2013 e CNJ-211/2015 vii - Percentual de cumprimento do plano de aquisições 2016

DIVISÃO DE INFRAESTRUTURA -

DIS

Modernização do Datacenter (Ampliação

da sala cofre) 5%

i - Tempo para aquisição iii - Disponibilidade de Infraestrutura v - Percentual de aderência das aquisições de TIC à Resolução CNJ - 82/2013 e CNJ-211/2015 vii - Percentual de cumprimento do plano de aquisições 2016

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DIVISÃO DE INFRAESTRUTURA -

DIS

Modernização do Datacenter

(Contingência) 0%

i - Tempo para aquisição iii - Disponibilidade de Infraestrutura v - Percentual de aderência das aquisições de TIC à Resolução CNJ - 82/2013 e CNJ-211/2015 vii - Percentual de cumprimento do plano de aquisições 2016

DIVISÃO DE INFRAESTRUTURA -

DIS

Novo sistema de transmissão de dados

20%

i - Tempo para aquisição iii - Disponibilidade de Infraestrutura v - Percentual de aderência das aquisições de TIC à Resolução CNJ - 82/2013 e CNJ-211/2015 vii - Percentual de cumprimento do plano de aquisições 2016

DIVISÃO DE INFRAESTRUTURA -

DIS

Implementação de Ativos de Segurança

20%

i - Tempo para aquisição iii - Disponibilidade de Infraestrutura v - Percentual de aderência das aquisições de TIC à Resolução CNJ - 82/2013 e CNJ-211/2015 vii - Percentual de cumprimento do plano de aquisições 2016

DIVISÃO DE INFRAESTRUTURA -

DIS

Desenvolvimento de sistema de estatística do

Poder Judiciário (GPSJus)

100% viii - Percentual de conclusão dos Sistemas do DPS em 2016

DIVISÃO DE INFRAESTRUTURA -

DIS Nova Central de Serviços 20%

ii - Percentual de chamado resolvidos dentro do prazo estipulado no Acordo de Nível de Serviços iii - Disponibilidade de Infraestrutura iv - Quantidade de chamados resolvidos de sistemas judiciais vii - Percentual de cumprimento do plano de aquisições 2016

DIVISÃO DE SUPORTE - DIS

Aquisição de computadores para

renovação do parque 25%

i - Tempo para aquisição iii - Disponibilidade de Infraestrutura vi - Percentual de computadores compatíveis com o sistema Pje

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DIVISÃO DE SUPORTE - DIS

Outsourcing de Impressão

100%

ii - Percentual de chamado resolvidos dentro do prazo estipulado no Acordo de Nível de Serviços iii - Disponibilidade de Infraestrutura

DIVISÃO DE SUPORTE - DIS

Aquisição de scanners 25% i - Tempo para aquisição iii - Disponibilidade de Infraestrutura

DIVISÃO DE SUPORTE - DIS

Aquisição de monitores 25% i - Tempo para aquisição iii - Disponibilidade de Infraestrutura

DIVISÃO DE SUPORTE - DIS

Projeto de implantação do sistema PJe no Poder

Judiciário 40% iv - Quantidade de chamados

resolvidos de sistemas judiciais

DPS Desenvolvimento e

Implantação do sistema Gestão Integrada - GRH

100% viii - Percentual de conclusão dos Sistemas do DPS em 2016

DPS

Desenvolvimento e Implantação do sistema

Gestão Integrada - Módulo de Folha de

Pagamento

20% viii - Percentual de conclusão dos Sistemas do DPS em 2016

DPS Sistema SIGPRE 100% viii - Percentual de conclusão dos Sistemas do DPS em 2016

DPS

Projeto de ampliação do sistema de controle do

Fundo de Desenvolvimento da

Justiça (FDJ)

20% viii - Percentual de conclusão dos Sistemas do DPS em 2016

DPS Projeto de implantação do controle de ponto

100% viii - Percentual de conclusão dos Sistemas do DPS em 2016

Os projetos apresentados no Quadro 8, estão devidamente alinhados com os

indicadores estabelecidos por este PDTIC, para o ano de 2016. Desta forma, todas as ações

decorrentes dos projetos aqui listados, estarão devidamente alinhados aos objetivos estratégicos

institucionais e da SETIC.

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9. CONCLUSÕES E CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este PDTIC representa o plano de ações para melhoria e ampliação de todas as

atividades de sustentação para que os serviços de TIC, para que estes sejam prestados com base

na eficiência, eficácia e efetividade apoiando as atividades fim do PJRN.

O PDTIC deve ser utilizado como referência e pode ser atualizado em termos de

seus projetos, indicadores e metas visando atender as demandas e orientações estratégicas do

PJRN;

Com este intuito, o presente PDTIC apresentou:

� Os principais projetos e ações da SETIC para o ano de 2016;

� Os riscos e vulnerabilidades que podem ter influência sobre a execução

desses projetos e ações;

� Indicadores e metas para monitoramento e atuação sobre as

potencialidades e vulnerabilidades identificadas;

� Painel geral dos projetos para o ano de 2016.

� Alinhamento estratégico entre as ações de TIC e a estratégia

organizacional.

O PDTIC configura-se, desta forma, como o instrumento que irá balizar as atividades

e o direcionamento dos projetos para o corrente ano, atendendo ao que estabelecem as boas

práticas de TIC e em conformidade com o que pede a Resolução CNJ182/2013 e Resolução CNJ

211/2015.

Este documento foi elaborado com a colaboração de todos os servidores dos

departamentos da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação – SETIC, além da

colaboração e contribuição feitas pela Secretaria de Gestão Estratégica e Secretarias

Administrativas do TJRN.

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